13 de abril de 2016

Qual a luz correta para maquiar?

Minha irmã, que faz faculdade de arquitetura, e disse um dia que a melhor luz para se maquiar é a amarela, mas ela não sabia o porquê. Informação incompleta não é nenhuma ajuda... E pensando nisso, fui pesquisar sobre como utilizar a luz correta.
Com isso, descobri que a melhor iluminação não tem a ver com a cor da lâmpada, mas sim com as características dela, que é a capacidade de refletir as cores. Aí parece que tudo complica, mas na verdade é bem simples.
Bom, para isso, é preciso saber que o IRC é o índice de reprodução de cores, e é a sua intensidade que tem a influência na hora de maquiar.
A nossa pele possui pigmentos vermelhos e amarelos, por isso, a iluminação deve ser constituída de lâmpadas com IRC acima de 80. Porque quanto mais próximo for de 100, maior será a reflexão das cores; ou seja, se o IRC for 100, a reflexão das cores é 100%.
As lâmpadas incandescentes (luz quente) são mais indicadas, pois apresentam IRC em torno de 100. As lâmpadas LED apresentam hoje o IRC em torno de 85 a 90. Já as lâmpadas fluorescentes (luz fria) já chegam a 85 ou ainda até 90. A questão é que as lâmpadas fluorescentes de baixa qualidade costumam ter o IRC menor, fazendo com que a emissão da tonalidade azulada, inexistente nos pigmentos da pele, seja aumentada, que é rebatida pelos pigmentos da maquiagem, dando aparência de acinzentado. Por isso, as vezes pode acontecer isso:
Conclusão: Ficar de olho no IRC!

O mais indicado, é utilizar o espelho com lâmpadas incandescentes em volta; mas devemos tomar cuidado, pois esse tipo de lâmpada esquenta bastante. Mas, como nem tudo é possível, colocar duas luminárias de cor difusa (tipo abajur) em cada lado do rosto já melhora bastante.
As lâmpadas fluorescentes tubulares embutidas atrás do espelho de todos os lados também á uma ótima solução. Isso porque a luz indireta não cria sombras e permite a melhor visualização do rosto.
E as paredes brancas ao lado da bancada podem refletir a luz da lâmpada e alterar a cor que percebemos ao maquiar.
Então, a melhor solução é misturar a luz quente, a fria e a natural para um melhor equilíbrio. Como nem sempre é possível, a melhor maneira é ir adaptando até conseguir um resultado que achar melhor, evitando criar sombras no rosto.
P.S.: Eu esqueci de anotar os links das imagens, mas todas foram resultados de pesquisas nas imagens do Google.

9 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido falar das paredes brancas mas não da luz amarela. Achei bem interessante até porque estou reformando meu quarto e é sempre bom ter dicas como essa, sabe?

    Beijos

    http://www.bsacasamentos.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu não fazia a mínima ideia disso, gostei de saber.
    http://www.charme-se.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amei essa dica!
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  4. muito importante a iluminação na hora de se maquiar ,quantas vezes ja não sai toda cagada na rua porque não tinha a iluminação adequada.
    adorei o post querida super util .
    www.rennataferreira.com

    ResponderExcluir
  5. Muito boas as dicas!!! Gostei!
    Valeu pelo comentário lá no blog da menina!!!
    Bju no coração!
    :D

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela dica, vou comprar dois abajures e fazer isso e sei que vai me ajudar demais.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Dicas maravilhosas!!
    http://blogkentrenosnf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post! Super esclarecedor! Parabéns baby! Beijos!


    www.edcolucci.weebly.com

    ResponderExcluir