23 de março de 2018

Sobre aceitação

Sempre fui muito tímida, sou daquelas que ouve mais do que fala. Acho que isso pode ser o motivo por sempre fazer amizades com pessoas extrovertidas, é meio que um equilíbrio.
Mas toda essa timidez acabou não me fazendo tão bem. As vezes alguma pessoa falava algo negativo sobre mim e eu ficava com aquilo na mente. Mas levei muitos anos para aprender a gostar mais de mim e a me aceitar como eu sou. Por isso, vou dividir o post em tópicos, e contar um pouco sobre cada aceitação, porque é algo que não acontece da noite para o dia, é algo que vamos aprendendo conforme vamos amadurecendo.

Sobre acne: Quando eu era adolescente, tive muito problema com acne e pele oleosa, todo o complexo de não ser bonita o bastante começou dessa época. Só quando tinha quase 18 anos é que tomei um remédio (por 8 meses seguidos) para tratá-las e melhorou, inclusive a oleosidade diminuiu. Mas ficaram algumas cicatrizes no rosto, algo que me incomodava. Fiz alguns tratamentos com laser e essas marcas acabaram diminuindo. Minha pele não está como eu gostaria, mas não me incomoda tanto.

Sobre o peso: Teve uma época que foram tantas pessoas me falando que eu "estava muito magra", que "deveria engordar uns quilinhos", e chegaram até a perguntar se eu estava doente. Lembro que no aniversário de 80 anos da minha avó materna, eu passei o final de semana inteiro me sentindo horrorosa. Cheguei até ir no médico para ver se estava tudo bem com a minha saúde mesmo. E nunca esqueci o que ele disse para mim. "Tem tanta gente querendo emagrecer e não consegue, e você com uma saúde perfeita querendo engordar? Não faça isso não. Você está ótima". Depois desse dia, parei de me importar se falavam que eu estava muito magra, e até cheguei a engordar uns quilinhos.

Sobre estrias: Quando cheguei na adolescência meu quadril cresceu de uma forma muito rápida, acho que foi por causa do ballet, e quando fui reparar estava cheia de estrias brancas. Se tivessem ficado vermelhas ainda dava tempo de tratá-las. Mesmo minha pele sendo branquinha, ficava muito incomodada com as estrias, evitava ao máximo ir ao clube ou à praia, e os biquínis sempre tinham que ter lacinhos do lado. Até que um dia eu vi o instagram chamado "Love Your Lines", que mostrava fotos diversas de pessoas com estrias, pessoas reais que não deixavam de ser lindas só por conta de algumas linhas. Então parei para pensar que toda essa vergonha que eu sentia fazia mal apenas para mim mesma, e parei de me importar com isso. Hoje uso biquíni e me sinto bem.  #loveyourlines

Sobre minha testa: Outra coisa que eu não gostava era minha testa grande. Ir a uma festa e prender a franja? Jamais! Meu cabelo sempre era partido ao meio para tentar disfarçar, só não usava franka porque a oleosidade do resto não permitia. Não sei quando comecei a parar de importar com isso, mas hoje sei que é algo que não posso mudar em mim. Ela é assim e pronto. E se a pessoa pensar que a minha testa é muito grande, é só fechar o olho!
Demorei alguns anos para perceber que não importa o que as pessoas pensam sobre mim. Não é todo mundo que vai achar meu cabelo bonito, tem gente que deve achar que eu deveria alisar o cabelo (e eu sei que tem, porque já me falaram), tem gente que já falou para eu enrolar ele mais (oi?). Vão ter pessoas que vão me achar pequena demais, ou magra demais, ou branca demais. E o que eu penso sobre mim é o que realmente importa. Acordar e me sentir linda é algo que consegui conquistar e não é um conjunto de críticas dito por alguém que vai mudar isso!

Você possui alguma história sobre aceitação? Deixe aqui nos comentários e vamos compartilhar autoestima conquistada! 

25 comentários:

  1. Oi Aline
    Que post maravilhoso!
    Fico mt feliz quando leio coisas assim, de quem se aceita e se ama msm com 'seus defeitinhos'
    eu ainda tô nesse processo, infelizmente ainda dependo da aprovação externa :(
    na maioria das vezes eu finjo não me importar, prefiro tirar sarro de certas coisas antes que alguém faça primeiro...
    tenho evitado fazer algumas coisas, sair p alguns lugares por me achar gorda e achar q tds vão ficar me observando!
    Mas sei que preciso trabalhar isso!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa autoaceitação é um trabalho constante mesmo. Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Que poste maravilhoso!
    Ótimo assunto.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. As pessoas têm sempre algum comentário a fazer sobre a nossa aparência, quando na verdade deviam era estar caladas! Não tens nada que ter complexos pois és bonita, gosto muito do teu cabelo. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deviam ficar caladas mesmo, ainda mais quando não tem nada para acrescentar né!
      Obrigada! :)

      Excluir
  4. esse tipo de post é msm mt importante! nos temos msm que nos aceitar e nos amar mais

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogotofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Olá Aline! Tudo bem?
    Eu adorei o texto e achei vc linda!
    Isso é uma coisa bem difícil desde muitos tempos, a auto-aceitação é ainda um desafio para muitas mulheres. Mas espero que com o seu post (muito bem escrito, por sinal) abra os olhos de um bocadinho delas!
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre tive problema com a minha imagem, mas isso pq sofria Bullying. Hoje eu já consigo me olhar no espelho e me achar bonita, mas teve uma época que nem espelho no meu quarto eu tinha =/

    Vc é linda!!!!
    Beijos

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  7. Que post mais extraordinário, Aline. Sempre sofri por não aceitar algumas coisas do meu corpo e isso é uma bobagem tremenda, né? Há dois tenho praticado algumas coisas, e focado no meu auto conhecimento e isso me ajudou muito, quando a gente se ama tudo fica mais bonito! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma bobagem mesmo! Mas ainda bem que isso é um aprendizado diário.

      Excluir
  8. Com o passar do tempo, a gente aprende a se gostar mais e se aceitar.
    big beijos

    ResponderExcluir
  9. Aline, sua linda! Que bonito ler sobre a sua trajetória de aceitação. A gente não deve MESMO ficar fixado no que as pessoas acham da gente. Temos que nos amor pelo que somos e não tentar atender as expectativas de ninguém. Beijo, beijo :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  10. Acho que aceitação é relativo, não acho que temos que aceita tudo, se realmente nos incomoda e podemos mudar, devemos mudar, não forçar a aceitar porque hoje há essa onda de aceitação sabe? Viver frustrada com algo que incomoda só para dizer "poxa, me aceito". Eu tenho várias coisas que quero mudar, por silicone por exemplo, e uma lipo entre as coxas porque incomoda as coxas rasparem (no verão chega a assar, doi muito) outras coisas como por ex o fato de eu ser baixa, isso eu até teria como mudar (tem cirurgia sim), mas eu não faria, a cirurgia tem uma recuperação louca, certas coisas eu prefiro aceitar em prol da minha saude mesmo, outras eu prefiro mudar, em prol da minha saude também, como por exemplo perder uns quilos e recuperar meu corpo de antes, mais disposto, mais saudável. Fora a questão da nossa saude mental, ninguém leva isso em consideração, nem o bem estar da pessoa, eu gosto de alisar o cabelo, é uma opção minha, porque me sinto melhor assim, e é mais pratico, mas tem gente que não, compreende? Cada um de fato deve fazer o que é melhor para si mesmo, não importa discursos de aceitação, que não levam em conta o bem estar e a singularidade de cada um.

    www.blogdajessica.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que seu comentário foi super válido! Se a aceitação não for espontânea, não é aceitação de verdade né! Sou super a favor de mudanças para melhorar a autoestima, eu coloquei silicone há mais de quatro anos e foi e melhor coisa que fiz por mim mesma. O importante é nos sentirmos felizes, independentes das escolhas ou da opinião das pessoas.

      Excluir
  11. Oi Aline,
    Que post bacana... Quando jovem tive alguns problemas de aceitação, também era muito magrinha e sempre tinha alguém criticando... Hoje me amo do jeito que sou e tenho auto-estima lá em cima, rsrs...
    Obrigada pela visita!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Sobre as estrias...nunca vi as minhas começarem vermelhas, elas já nascem brancas!! rsrs..

    Eu era dentucinha...já fui chama de Mônica muuuitas vezes na infância...coloquei aparelho e arrumou!
    E sempre fui um pouco "complexada" por causa do meu nariz, acho ele grande pra mim kkkkk mas ele é igualzinho do meu pai então não vou operar, sou assim, meu nariz é assim, e sou a cara do meu pai =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. .
    Olá. Visitando, vendo, lendo, admirando, e gostando muito das suas publicações
    .
    * Amor: a Incompreensão dos sentimentos *
    .
    Votos de uma Páscoa muito feliz,
    Repleta de amêndoas feitas amor
    .

    ResponderExcluir
  14. Aceitação é um hábito árduo que necessita ser renovado todos os dias, tem dias que nos sentimos lindas e tem dias que é muito triste, mas o importante é estar feliz.

    ResponderExcluir
  15. Que bom que você superou essas coisas, as pessoas sempre colocarão defeitos onde não há defeitos, isso porque elas ainda não aprenderam a se amar totalmente e acabam sendo contrárias a tudo aquilo que elas que pode tirá-las das amarras do "padrãozinho", mas ainda bem que hoje podemos conversar mais sobre essas coisas. Muito bom o seu texto! bjs!!

    ResponderExcluir
  16. Hoje me aceito como sou e não ligo mais para os que as pessoas falam, temos que ser felizes a aprender com nossos pequenos defeitos.

    Beijos
    https://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Aline, engraçado ao começar a ler seu texto já me vi nos primeiros parágrafos, eu sempre fui uma pessoa muito tímida também, e igual a você sempre ouvi mais do que falei. A timidez nunca me fez bem também, apresentar trabalhos na escola e faculdade sempre foram desafiadores, já até chorei na frente da turma toda por conta disso, é algo bem limitador. Ainda hoje sofro disso, mas tento melhorar.

    De fato aprender a se amar e se aceitar não é fácil, e eu só aprendi isso recentemente, tanto que hoje aceito meu cabelo e outras coisas que me incomodavam tanto na adolescência com muito mais facilidade. Já sofri muito também por causa de espinha, e as marcas que elas me deixaram, claro que eu sempre cuidei e continuo cuidando do meu rosto, porque o cuidado consigo mesmo também é uma forma de se amar, mas hoje consigo lidar melhor com essa questão do que anteriormente.

    Muito legal você trazer esse tipo de assunto aqui no seu cantinho, gostei :D

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  18. É muito bom ver esse progresso em nossas vidas né! Infelizmente a mídia e a sociedade contribuem para que o aumento de autoestima seja mais lento né?

    ResponderExcluir